Toxina Botulínica

A Toxina Botulínica é uma toxina extraída, originalmente da bactéria Clostridium botulinum que, por ter um efeito de paralisar a musculatura passou a ser utilizado, para fins estéticos e funcionais.

A toxina botulínica bloqueia a transmissão nervosa para os músculos, inibindo a liberação de acetilcolina – substância química que provoca contrações musculares sem influir na motilidade muscular. Isto faz com que as rugas de expressão não enruguem durante a contração muscular, deixando a pele lisa no local onde foi feito “botox”.

Os principais locais de aplicação são os pés-de-galinha nos cantos dos olhos, ponta do nariz, entre as sobrancelhas, e linhas da testa. A Toxina Botulínica também é de grande importância no combate à transpiração excessiva em axilas, palma das mãos e planta dos pés. As glândulas sudoríparas, que são as responsáveis pela transpiração excessiva, ficam paralisadas por um período, gerando um conforto muito grande aos pacientes.

A aplicação é feita através de pequenas injeções nos locais a serem tratados. Os efeitos começam a aparecer com 2 a 7 dias e duram em torno de 4-6 meses (quando é feita aplicação na face).