Roupa com proteção solar: realmente funciona?

De origem australiana, a fabricação de tecidos inteligentes que bloqueiam raios UV foi desenvolvida em 1996, como método para reduzir a alta incidência de câncer de pele. ☀

Os raios UVB são capazes de causar danos visíveis à pele, como vermelhidão e queimaduras. 🔥

Já os raios UVA provocam manchas, envelhecimento precoce e câncer de pele. 😢

A ARPANSA (Agência Australiana de Proteção à Radiação e Segurança Nuclear) é a responsável pela criação da norma que quantifica o nível de proteção oferecido pelas roupas, ou seja, a porcentagem de raios UV filtrados por um tecido. A maioria dos países assim como o Brasil seguem as mesmas normas. 🇳🇿🇧🇷

Roupas com FPU 15 e 20 bloqueiam de 93,3% a 95,9% da radiação ultravioleta.

Roupas com FPU 40, 45 e 50 bloqueiam mais de 97,5% da RUV.

O uso das peças não dispensa a aplicação do protetor solar nas regiões que estão descobertas.☀

Há dois processos que garantem o FPU nos produtos: enquanto os tecidos sintéticos, são fabricados com fios à base de dióxido de titânio, os de algodão recebem um aditivo fotoprotetor que é incorporado ao tecido para o bloqueio da passagem dos raios nocivos.

Assim como os bloqueadores solares tópicos, os tecidos com tecnologia UV Protection são feitos para refletir os raios UVA e UVB. Dessa maneira, ao se expor ao sol, a roupa não permitirá que a pele absorva a radiação.

A proteção dura enquanto o produto estiver em perfeito estado, só será comprometida se a roupa for danificada (furos, rasgos e desgastes que tornam o tecido mais fino).

Dra Raquel Vale- Graduada em Fisioterapia pela Univali – Universidade do Vale do Itajaí-SC (2004). Pós Graduação “Lato Sensu”- Especialização em Fisioterapia Dermatofuncional pela Faculdade CBES de Curitiba-PR  (2009). Graduanda em Biomedicina – Uniavan Balneário Camboriú – SC (2019).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s