O corpo do homem moderno está mudando de acordo com uma rotina mais sedentária e tecnológica.Essa é a essência da evolução. Mas como seremos no futuro?
Mutações, seleção natural e inovações tecnológicas são os fatores que vão determinar a mudança dos seres humanos nos próximos milhares de anos.
1) Pesquisas apontam que o cérebro será maior. Daqui a 1 milhão de anos, ele poderá crescer três vezes mais, elevando nossa capacidade intelectual.
2- Há 50 mil anos, quando os homens ainda caçavam para comer e corriam risco de ataque de animais na floresta, enxergar bem era uma questão de sobrevivência. Hoje, um bom par de óculos ou resolve o problema. Com essa facilidade seremos humanosmíopes!
3- Esqueça aquela regra de que é preciso mastigar 30 vezes antes de engolir cada garfada. Isso vai ser coisa do passado. Com tantos alimentos processados e macios disponíveis, a tendência é que os humanos do futuro tenham dentes pequenos e em menor número. E isso já começou a acontecer!
4-O sedentarismo pode afetar nossos membros. Para reduzir o esforço, os braços serão mais longos. Se as telas sensíveis ao toque seguirem em alta, dedos também serão maiores.
5- Se a comida abundante pode nos deixar obesos, também pode fazer nossos descendentes ganharem mais alguns centímetros. Ao longo das últimas centenas de anos, a altura média da nossa espécie aumentou cerca de 10 cm.
E você como acha que será a evolução do ser humano no futuro?
Fonte: Revista Super Interessante
Dra Raquel Vale: Graduada em Fisioterapia pela Univali – Universidade do Vale do Itajaí-SC (2004). Pós Graduação “Lato Sensu”- Especialização em Fisioterapia Dermatofuncional pela Faculdade CBES de Curitiba-PR (2009). Graduanda em Biomedicina – Uniavan Balneário Camboriú – SC (2019).