O escurecimento da virilha frequentemente é causado por algum tipo de atrito. Roupas apertadas, fricção de pele com pele, principalmente em quem está com sobrepeso (e possui mais dobras), por uso de lâminas ou creme depilatórios e ainda por causa pelos encravados, que inflamam. Esse contato desenvolve uma resposta inflamatória que estimula a produção de melanina na região comprometida, gerando, assim, as manchas. Outras possíveis causas são obesidade, síndrome metabólica e até mesmo infecção por fungos. Essa alteração de pele é bem comum e pode ocorrer com qualquer pessoa, principalmente com pacientes que possuem pele morena ou negra.

As manchas escuras na virilha podem ser tratadas com métodos simples, como o uso de cremes clareadores e com a realização de procedimentos estéticos. A escolha do melhor cuidado vai depender do grau de hiperpigmentação, a cor da sua pele, tempo da mancha e a causa do escurecimento. Veja algumas opções de tratamento:

A Hidratação deve ser feita todos os dias e sempre com a pele bem limpa e seca para evitar a proliferação de bactérias ou fungos. Após o banho é o momento perfeito para a aplicação de cremes e loções hidratantes.

Para as axilas o mercado já oferece alguns desodorantes e antitranspirantes que contém componentes hidratantes em suas fórmulas. Sempre que for possível opte por esse tipo de produto e evite os que contenham álcool, pois ele resseca a pele.

Quando a causa for o atrito por causa da depilação convencional ou a foliculite, vale a pena investir na depilação a laser. Por ser o método mais definitivo, reduz a necessidade de uma frequência maior de depilações. Dessa maneira o processo inflamatório que acontece após a depilação e que causa o escurecimento é minimizado.

Os Peelings químicos devem ser utilizados com muita cautela, pois essa região é sensível, e quanto mais for agredida, o melanócito responderá com mais melanina. Sendo assim, existem peelings hidratantes, com despigmentantes naturais, que combinados resultam num excelente clareamento.

Um laser muito utilizado para clarear a virilha e axila é o ND YAG- QS 1064, por não ser agressivo, e degradar o pigmento nas camadas profunda, média e superficial da pele.

Mas não esqueça! Identificar a causa do escurecimento é fator fundamental para obtermos resultado no tratamento.

Dra Raquel Vale- Fisioterapeuta Dermato Funcional. Responsável Técnica do Centro de Saúde e Estética Elegance.