Os benefícios do Pilates para o Respirador Bucal! Você sabe o que é um respirador bucal? Conhece alguém assim?

A Síndrome do Respirador Bucal é quando ocorre a substituição da respiração nasal pela respiração bucal durante um período prolongado podendo estar relacionada com obstruções nasais, hábitos bucais inadequados ou fatores genéticos. Estudos destacam que esta síndrome pode causar: insônia, hiperatividade, dificuldade de aprendizagem, sonolência diurna, cansaço frequente, ronco, baixo apetite, crescimento físico diminuído, alterações posturais entre outros. As alterações posturais ocorridas merecem um destaque especial, pois devido ao corpo tentar se adaptar para facilitar a passagem do ar nas vias aéreas, causando diversas alterações posturais, não só alterando a posição da cabeça, pois o corpo trabalha em cadeias, assim, toda a mecânica corporal se altera. Assim a atividade física possui papel fundamental, para minimizar estas alterações. O Pilates tem sido bastante procurado, por prevenir, minimizar e corrigir desvios posturais através de exercícios que trabalham de maneira global e respeitam os limites e as necessidades de cada pessoa. É importante destacar que o tratamento para o respirador bucal deve ser sempre realizado por uma equipe multidisciplinar, onde o otorrinolaringologista e/ou alergologista; o odontologista; o fonoaudiólogo e o fisioterapeuta.

Joseph Pilates dava tanta importância a respiração que sempre dizia: “A RESPIRAÇÃO É O PRIMEIRO E O ÚLTIMO ATO DE NOSSAS VIDAS”. Procure um profissional! O respirador bucal pode e deve ter uma vida mais saudável e com mais qualidade.

Dra Morgana Vequi. Graduada em Fisioterapia pela UNIVALI – Universidade do Vale do Itajaí, (2011). Pós-graduada no Método Pilates pela PUC-PR – Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Curitiba, (2015). Mestranda em Saúde Coletiva na FURB – Universidade Regional de Blumenau – SC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s