Lidando com a INCERTEZA.

A preocupação ocupa tempo de todas as pessoas, e preocupar-se significa ocupar-se com alguma coisa antes que ela aconteça. Em geral, a preocupação deriva da nossa incapacidade de controlar o futuro totalmente ou de conviver com as incertezas. Quando não conseguimos lidar com nossas incertezas ou inseguranças naturais da vida a preocupação pode atingir altos níveis, trazendo sofrimento e queda na qualidade de vida. Entretanto, algumas preocupações são úteis e importantes e, portanto, são chamadas de preocupações produtivas, pois ajudam as pessoas a resolverem seus problemas, e dizem respeito a um problema real e que pode ser enfrentado com alguns comportamentos. Por outro lado, temos a preocupação improdutiva, que desencadeia uma porção de perguntas sem respostas (“Por que a vida é assim? Por que isso foi acontecer comigo?”). Esses pensamentos, normalmente, não nos levam a nenhum comportamento a fim de resolver um problema, além de produzir uma ansiedade intensa. Já a preocupação produtiva pode ser identificada a partir de algumas perguntas como, por exemplo, “é razoável essa preocupação?”, “é sobre algo que eu posso controlar?”, “isto me ajuda a encontrar uma solução concreta?”. Se a resposta for sim, ela ativa estratégias de resolução de problemas e, por isso, se trata de uma preocupação que nos leva a algum lugar.

Nesse sentido, a TCC auxilia as pessoas a diferenciarem as preocupações produtivas das improdutivas, bem como distinguir o controlável do incontrolável, a lidar melhor com a preocupação improdutiva quando ela surgir, e transformar a preocupação produtiva em comportamentos que ajudem a resolver problemas. Isso irá gerar um predomínio de preocupações reais e eficazes, diminuindo os níveis de ansiedade do qual ela provoca e aumento da qualidade de vida.

CLARK, D. A., BECK, A. T. Vencendo a ansiedade e a preocupação com a Terapia Cognitivo-Comportamental. Porto Alegre: Artmed, 2012.

DUGAS, M. J., ROBINCHAUD, M. Tratamento cognitivo-comportamental para o Transtorno de Ansiedade Generalizada. Rio de Janeiro: Editora Cognitiva, 2009.

LEAHY, R. L. Livre de ansiedade. Porto Alegre: Artmed, 2011.

 

Jéssica Locatelli – Psicologa graduada pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI. Pós-graduanda em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental pelo COGNITIVO – Centro de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental, no Rio Grande do Sul.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s