Não existe fórmula secreta para o emagrecimento saudável, nem chás, nem dietas da moda, nem suplementos milagrosos ou super shakes. A alimentação para emagrecimento é um conjunto, é questão de escolhas acertadas, caso contrário, quem ganha é a indústria e não você. Além do que quando se pensa em redução do número que aparece na balança, não analisamos a composição corporal e perda de apenas gordura, desta forma o resultado pode ser a conhecida e temida flacidez no fim do processo.Mude hábitos.
Tome água, é clichê passar essa informação atualmente, mas apresenta uma importância sem tamanho nos processos de regulação e manutenção do organismo, desde beleza e maciez da pele, hábitos intestinais até qualidade das transmissões neurais e facilidade de redução de peso.
Procure uma atividade física que goste de fazer e lhe dê prazer, comece devagar e com os benefícios ela virará hábito.
Consuma alimentos de verdade, que não precisem ser desembalados de seus pacotinhos ou saquinhos – descasque mais, consuma frutas, ovos, carnes, verduras.
Analise sempre os rótulos nutricionais, inclusive os ingredientes; Lembrando que eles aparecem na ordem das quantidades em que são adicionados então por exemplo: se o açúcar for o primeiro ingrediente, tome cuidado. Bem como quando constar muitos ingredientes com nomes estranhos e códigos.
Procure se alimentar em ambiente calmo e evite assistir TV ou mexer no celular, coma pausadamente e mastigue bem os alimentos. Assim você de fato analisará a quantidade ingerida e tende a comer menos quantidade de comida, alem do que facilitará sua digestão e você se sentirá mais bem disposto após o término da refeição.
Durma bem, de preferência em local escuro sem TV e barulho, é estranho mas o que importa é a qualidade do sono e não a quantidade de horas dormidas.
Prefira alimentos integrais. Não digo pelas calorias, até porque muitas vezes eles têm a mesma quantidade dos refinados, mas porque entre outros fatores aumentam a quantidade de fibras e ajudam o processo de emagrecimento contribuindo beneficamente, aumentando a saciedade até a próxima refeição e colaborando para a saúde do intestino.
Planeje suas refeições no dia anterior, saiba o que comerá nas suas refeições do outro dia, isso ajuda muito a manter o foco no plano alimentar e a não escorregar nas compras de última hora em qualquer estabelecimento que passar na frente.
E por fim, viva feliz e faça o que lhe dá prazer, aproveite os momentos de descanso, e descontração com pessoas amadas.
Cada boa mudança nos hábitos alimentares e estilo de vida nos fornece benefícios incalculáveis.
Lembre-se sempre, o processo de emagrecimento age sobre a saúde e está ligado a capacidade de adquirir bons hábitos para que o resultado seja duradouro, sempre buscando o equilíbrio e a qualidade de vida!
É só começar as mudanças gradativamente e logo serão hábitos!
Dra Samanta do Canto- Nutricionista graduada pela Universidade do Sul de Santa Catarina UNISUL, Especialista em Gestão em Gastronomia.