Conheça os benefícios da ventosaterapia!

A Utilização das ventosas no tratamento de doenças não é uma exclusividade da Medicina Chinesa, existem informações do seu uso desde o antigo Egipto, ela também é mencionada nos escritos de Hipócrates e praticada pelo povo Grego no século IV a.C., possivelmente conhecida e utilizada por outras nações antigas. Onde são utilizados copos de vidro ou plástico na superfície da pele, geramos uma succção e uma pressão negativa.

DSC00986

As ventosas retiram o excesso de líquido e toxinas, que são drenadas e trazidas para a superfície da pele para serem eliminadas, o sistema nervoso é estimulado, fazendo com que o sangue seja levado para os músculos, tendões e membranas, onde a energia se encontra estagnada. A aplicação das ventosas regulariza o fluxo do Qi e do sangue e ajuda a extrair e eliminar os fatores patogênicos como o vento, frio, umidade e calor. O objetivo do tratamento é remover o agente patogênico externo do corpo e restaurar a circulação do Qi, do sangue e dos fluidos e, desse modo, promover saúde ao doente (5). A ventosaterapia pode ser bastante eficaz no tratamento de patologias como a fibromialgia e em patologias relacionadas à esta como a síndrome miofascial “ Dor muscular profunda localizada” no “Trigger Point” (ponto gatilho),  este ponto é bastante doloroso e a dor piora com a palpação do local. Geralmente é associado à rigidez muscular e ao distúrbio do sono. Os “trigger points” podem localizar-se em qualquer músculo do corpo. A síndrome da fadiga crônica foi assim denominada devido à apresentação inicial, caracterizada por fadiga intensa, associada com sintomas que sugerem processo infeccioso subjacente e a síndrome da fadiga crônica. Ao aplicar a ventosa, o ar quente se expande e, à medida que se esfria dentro da ventosa, produz uma redução de pressão com relação ao lado externo, causando um efeito de sucção. A pele levanta, o calor faz com que os vasos sangüíneos dilatem e que seja exsudado o dióxido de carbono. Se o sangue estiver impuro, a pele levantada tende a ser escura; quanto mais escura a cor, mais forte é o grau de estagnação e de impureza. A ventosa é deixada no local por 5 a 15 minutos e depois removida, pressionando-se a pele adjacente, para permitir que o ar entre, equilibrando a pressão. Pode ocorrer eritema e contusão. A ventosa drena as áreas de congestão e liberta o corpo do excesso de energia negativa.

DSC00975

O que esperar após o tratamento?

Alívio: Depois do tratamento, você vai sentir os resultados imediatamente. Sentirá toda musculatura muito mais solta e as dores musculares aliviadas ou eliminadas por completo. A sensação de tensão e de dor será substituída por uma sensação de relaxamento e bem estar.

Lucimara dos Santos- Esteticista e Massoterapeuta do Centro de Saúde e Estética Elegance.