Benefícios do Método Pilates em pacientes com dor lombar!

A dor na região lombar, denominada de “lombalgia”, é considerada uma das alterações musculoesqueléticas que mais afeta a população, sendo uma das principais causas de afastamento no trabalho e geradora de incapacidades. A dor lombar está relacionada aos esforços excessivos, má postura, alterações funcionais, movimentos bruscos, sedentarismo, entre outros… devido a um desequilíbrio dos músculos estabilizadores da região lombo-pélvico. Podendo ser classificada em: aguda quando apresentam inicio súbito e com duração inferior a seis semanas, ou crônica quando a lesão já está instalada a mais de três meses.

Desta forma, o método Pilates contribui reduzindo a intensidade de dor e melhorando a função, tendo como principal objetivo: fortalecimento do centro do corpo (CORE), melhorando assim a estabilização da coluna vertebral, aliviando as dores, além de proporcionar um bom condicionamento físico e mental, estimular a circulação, melhorar a flexibilidade, aumentar o controle e consciência corporal, equilíbrio, correção postural e assim, melhorando a qualidade de vida.

Estudos recentes que avaliaram os efeitos do método Pilates no tratamento das lombalgias em adultos apontam efeitos positivos na redução da dor, pois quando se tem dores crônicas, é muito importante exercitar-se, para diminuir os problemas musculoesqueléticos. Portanto a prática constante do método Pilates, pode colaborar para uma significativa diminuição da lombalgia crônica.

 

Morgana Amanda Vequi – Fisioterapeuta – Crefito 10: 165240, Pós-graduada em Método Pilates – PUC PR, Curitiba. Pós-graduanda em ortopedia traumatologia e desportiva – Faculdade Inspirar de Balneário Camboriú.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s