PILATES NA PREVENÇÃO DE LESÕES ESPORTIVAS

Qualquer atividade física requer cuidados, independente de ser realizada por atletas profissionais ou por amadores. Não basta treinar as capacidades relacionadas a cada esporte, é necessário realizar um trabalho corporal, de forma equilibrada, para melhorar a performance do atleta como um todo.

As lesões mais comuns nos homens são as causadas pelo futebol, já as mulheres costumam ter lesões devido à prática de voleibol, corrida e até mesmo durante caminhadas. Nestas práticas esportivas, as lesões mais comuns são: entorses, lesões nos joelhos, nos músculos, lesões nos tendões, chegando até as fraturas e luxações. Estas lesões ocorrem em consequência de gestos esportivos realizados de forma incorreta, falta de preparo muscular, falta de condicionamento físico, ou ainda excessos de exercícios. Ao mesmo tempo, não realizar o aquecimento ou não se alongar adequadamente antes de uma partida ou dos exercícios pode causar lesões.

Muito se fala em lesões e como preveni-las, mas a população em geral só procura um tratamento quando tem um diagnóstico ou quando uma lesão já está instalada.

Desta forma, o método Pilates está sendo um grande aliado para atletas de diversas modalidades desportivas: atletismo, balé, surfe, futebol, ciclismo…, que buscam um corpo mais preparado para as práticas esportivas, prevenir ou recuperar lesões, melhorar o condicionamento físico e performance.

Diversos clubes de futebol, incluindo clubes internacionais, possuem estúdios de Pilates completos ou são ministradas aulas em estúdios parceiros aos atletas, devido aos benefícios do método, tais como: melhora da força, flexibilidade, foco, respiração, equilíbrio, capacidade de concentração, consciência corporal, também ajuda a reduzir o estresse, além de prevenir lesões e complementar o treinamento.

Não existem atividades que se beneficiam mais ou menos com o Pilates, pois nas aulas, são agregados treinamento funcional e gestos desportivos específicos para cada modalidade, de modo à reestruturar o corpo e melhorar a consciência dos movimentos. Assim, as aulas variam de acordo com as prioridades e necessidades de cada atleta.

Dicas para ajudar a prevenir lesões no esporte:

– É importante consultar seu médico antes de iniciar a prática esportiva;

– Realize exercícios de aquecimento antes de praticar esportes;

pilates.png– Alongue-se sempre antes de praticar exercícios.

– Use calçados adequados, que sejam estáveis e absorvam impacto;

– Mantenha a postura correta para o tipo de atividade que deseja realizar.
– Escolha o melhor lugar. Exercite-se preferencialmente em superfícies lisas e planas;
– Ao final da prática esportiva ou treinamento intenso, diminua a intensidade da atividade gradativamente. Desta forma, a pulsação diminui gradualmente;
– Ouça os sinais de seu corpo. Respeite seu limite!
– Evite ser um “esportista de fim-de-semana”. Distribua os exercícios ao longo de toda a semana;
– Aprenda a praticar esportes corretamente e com atenção, reduzindo o risco de lesões causadas por “excessos”.

Observe estas dicas e um bom Treino!

 

Morgana Amanda Vequi – Fisioterapeuta – Crefito 10: 165240, Pós-graduada em Método Pilates – PUC PR, Curitiba. Pós-graduanda em ortopedia traumatologia e desportiva – Faculdade Inspirar de Balneário Camboriú.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s