Você sabe quais os benefícios do Pilates para as futuras Mamães?

 

Vamos falar um pouquinho deste método que está ganhando muito espaço no mundo inteiro e tem sido muito comentado e recomendado para as mulheres, neste período da vida.

Na gestação ocorre uma série de mudanças físicas (alterações posturais) e hormonais (aumento de progesterona, estrogênio e relaxina) no corpo da mulher, mudanças estas, que merecem uma atenção especial, pois muitas vezes geram dores e desconforto para as mamães.

O Pilates é um método com movimentos suaves e harmoniosos, de maneira suave com exercícios de baixo impacto e sem sobrecarga nas articulações da gestante.

No período gestacional o Pilates tem sido um grande aliado, por proporcionar uma boa postura, o fortalecimento da musculatura abdominal mais profunda como transverso, músculos do assoalho pélvico (chamado core), formando um cinturão abdominal, contribuindo para diminuição das dores lombares e preparando para o parto, pois permite a futura mamãe um melhor controle da zona pélvica; melhora a qualidade do sono; proporciona mais energia e resistência física; aprende a controlar a respiração permitindo uma respiração adequada durante o parto; melhora a circulação sanguínea; traz relaxamento e alongamento, além de proporcionar uma rápida recuperação pós-natal.

Para quem nunca praticou Pilates e deseja iniciar, é interessante iniciar a partir do segundo trimestre, desde que com a aprovação do seu médico, pois ele está acompanhando o pré-natal e saberá da situação que encontra sua gestação e se você tem alguma contra indicação de praticar exercícios. É importante ressaltar que não existem exercícios proibidos, os exercícios são específicos para cada pessoa e adaptados para cada trimestre da gestação, sempre respeitando os limites de cada mulher.

Também é muito bom voltar a praticar o Método Pilates, após o nascimento do bebê, assim que houver a liberação médica, com objetivo de voltar o corpo e evitar dores e desconforto durante a amamentação e nos cuidados com o bebê.

Procure sempre um profissional habilitado para acompanhar e orientar você, e para as mulheres que pretendem ficar grávidas, o quanto antes iniciar a prática do Pilates melhor.

foto bolg gestantes

 

Morgana Amanda Vequi

Fisoterapeuta – Crefito 10: 165240, Pós graduada em Método Pilates e participante de workshop: Pilates na Gestação, Ministrado  por Silvia Gomes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s